APEOESP - Logotipo
Sindicato dos Professores

FILIADO À CNTE E CUT

Banner de acesso ao Diário Oficial

Publicações

Opinião APEOESP

Opinião APEOESP

Voltar

Qua, 22 de Março 2017 - 17:17

A APEOESP continua na luta contra o desmonte da previdência

 
Historicamente, a APEOESP tem sido parte integrante dos movimentos pela democracia e em defesa dos direitos políticos, sociais e trabalhistas de todos/as os/as brasileiros/as. 
 
Desde agosto de 2016 estamos nas ruas denunciando a Reforma da Previdência que o governo Temer quer impor aos trabalhadores brasileiros. Somos contra o desmonte da previdência social e defendemos o direito de todos e todas se aposentarem. No dia 15 de março, mais de 50 mil professores e professoras estaduais se uniram à mobilização da classe trabalhadora na Avenida Paulista pela retirada da PEC 287/2016.
 
O recuo de Temer, retirando servidores estaduais e municipais da reforma previdenciária, é uma conquista da nossa mobilização, mas também sabemos que é uma tentativa de assegurar sua aprovação no Congresso Nacional, reduzindo a pressão social. Isso mostra que o governo enfrenta dificuldades. O recuo, parcial, deve servir de estímulo para mais mobilizações e mais pressão. Mostra que a luta vale a pena e que a vitória é possível.
 
Entretanto, não baixamos a guarda. Estamos atentos ao texto que será enviado para votação. Não admitiremos nenhuma medida que prejudique nossa categoria e a classe trabalhadora.
 
Por outro lado, o governador Geraldo Alckmin já se declarou favorável à Reforma da Previdência. Pode tentar fazê-la no estado de São Paulo. Estaremos atentos para impedir. Assim como no plano federal, nada justifica mexer na previdência estadual para retirar direitos. O que está em jogo é uma inaceitável concepção de Estado e de sistema previdenciário que visa impedir a aposentadoria, reduzir benefícios e "empurrar" os trabalhadores para planos privados, controlados pelos bancos.
 
A APEOESP, portanto, continua na luta pela retirada da Reforma da Previdência - seja qual for o aspecto que adquira - e está ativamente solidária com toda a classe trabalhadora e lutará contra qualquer tentativa de uma reforma deste tipo no estado de São Paulo.
 
As instâncias da APEOESP realizarão nesta quinta-feira, 23, em todo o estado uma consulta popular sobre a Reforma da Previdência. Em todas as cidades, nas escolas e em locais de grande concentração popular, estaremos presentes esclarecendo para a população os principais pontos desta chamada “reforma”, que na verdade representa a inviabilização da aposentadoria dos trabalhadores.
 
Nosso calendário está mantido. Na sexta-feira 24 reúne-se o Conselho Estadual de Representantes da APEOESP. Entraremos em greve no dia 28, combinando a pauta nacional com nossas reivindicações salariais e profissionais. Teremos assembleia no dia 31/3. O debate será feito e serão definidos os melhores caminhos para a continuidade da luta.
 
Maria Izabel Azevedo Noronha
Presidenta da APEOESP (Sindicato dos Professores do Ensino Oficial de São Paulo)
Topo

APEOESP - Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo - Praça da República, 282 - CEP: 01045-000 - São Paulo SP - Fone: (11) 3350-6000
© Copyright APEOESP 2002/2011